A partir de 8 de janeiro de 2025, brasileiros precisarão obter uma Autorização Eletrônica de Viagem (ETA) para entrar no Reino Unido, conforme anunciado pelo governo britânico. O processo de solicitação estará disponível a partir de 27 de novembro de 2024.
O custo da ETA será de £ 10 (cerca de R$ 72,80), incluindo crianças e bebês. A autorização será válida por dois anos e permitirá múltiplas viagens ao Reino Unido, com permanência de até seis meses por vez. No entanto, em caso de troca de passaporte, será necessário solicitar uma nova ETA.
Como emitir uma autorização ETA para o Reino Unido?
A autorização cobrirá todos os territórios do Reino Unido: Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte. O processo pode ser feito online neste site, e os solicitantes deverão fornecer uma foto do passaporte e do rosto, além de pagar com cartão de crédito ou débito (também são aceitos Apple Pay e Google Pay). A resposta costuma ser dada em até três dias úteis, mas pode demorar mais em alguns casos.
Vale lembrar que a ETA não garante a entrada automática no país, sendo obrigatório passar pela imigração. Cidadãos com permissão para viver, trabalhar ou estudar no Reino Unido, assim como os portadores de passaportes britânicos, irlandeses ou de territórios ultramarinos britânicos, estão isentos dessa exigência.
Via CNN