Viajar de trem pela Europa é uma experiência incrível. Com estações localizadas no coração das cidades, preços acessíveis e conexões que levam a todos os cantos do continente, o transporte ferroviário facilita muito a vida do turista. Para se ter uma noção, são 250 mil quilômetros de trilhos interligando os países europeus. E as melhorias não param por aí! Um novo projeto já está em andamento, com o objetivo de reduzir em quase 50% o tempo de viagem entre Paris e Milão.
Uma nova linha de trem de alta velocidade está sendo desenvolvida entre Lyon, na França, e Turim, na Itália. Esse ambicioso projeto inclui a construção do maior túnel ferroviário do mundo, que passará sob as imponentes montanhas dos Alpes. O túnel Mon d’Ambin terá 56,8 km de extensão e conectará as redes de trem de alta velocidade da Itália e da França. Atualmente, o maior túnel ferroviário está localizado na Suíça, nas proximidades, onde o túnel Gotardo mede 55,78 km.
Baixe o aplicativo do Melhores Destinos e não perca promoções de passagens aéreas para Paris, hotéis, seguro viagem e mais!
O custo desse mega projeto está estimado em € 25 bilhões (R$ 151 bilhões). A União Europeia está financiando cerca de 40% da obra, com possibilidade de aumentar sua participação para até 55%.
A nova linha ferroviária tem previsão de conclusão para 2032. Quando finalizada, trens de alta velocidade, capazes de alcançar até 225 km/h, circularão pela região, reduzindo o tempo de viagem entre Paris e Milão de 7 para aproximadamente 4 horas. Isso beneficiará tanto os turistas quanto o meio ambiente, já que muitas viagens de lazer e transporte de carga migrarão das rodovias para as ferrovias, diminuindo significativamente a emissão de gases poluentes.
Via Melhores Destinos