A controversa taxa de acesso ao centro histórico de Veneza, implementada em 25 de abril, pode ter seu valor dobrado pela Câmara Municipal da cidade. O objetivo da taxa é reduzir o impacto do turismo excessivo, especialmente dos visitantes de bate-volta.
Após uma primeira análise da medida, a Câmara considera aumentar a taxa de 5 euros para 10 euros em dias de maior movimento turístico, com a possível mudança ocorrendo a partir de 2025.
Segundo Simone Venturini, vereador responsável pelo turismo, a avaliação inicial da taxa foi positiva e a medida deve continuar. No entanto, ele reconheceu que a cidade ainda enfrenta grandes multidões, mesmo com a cobrança em vigor. Em junho deste ano, Veneza também proibiu grupos de turistas.
Taxa para turistas entrarem em Veneza
Após 29 dias de implementação, a cidade arrecadou cerca de 2,2 milhões de euros, equivalente a quase R$ 13,5 milhões, com 450 mil turistas pagando a taxa, conforme dados da Câmara de Veneza.
Os turistas que se hospedam em hotéis de Veneza já pagam uma taxa adicional de 1 a 5 euros por noite, dependendo da época do ano. Se você está planejando uma viagem para Veneza, aproveite para conferir onde se hospedar.
A imprensa italiana informou que o aumento da taxa é necessário para cobrir os custos associados ao turismo de massa. Em 2024, a administração municipal investiu cerca de 3 milhões de euros na infraestrutura turística. O município acredita que o aumento proposto não desestimulará os turistas a visitar Veneza.
Com informações da Agência Italiana de Notícias (ANSA) e da agência Reuters.