Agosto é um mês de contrastes entre os hemisférios Norte e Sul. Enquanto no Brasil o frio predomina, especialmente no Sul do país, no hemisfério Norte o calor é intenso e muitas famílias estão de férias. No Nordeste brasileiro, as chuvas são raras nesse período, tornando a região uma excelente opção para curtir a praia. Confira nossas sugestões de destinos para viajar em agosto!
No Brasil:
- Sul e Sudeste: Com temperaturas mais baixas, destinos de inverno como Gramado e Campos do Jordão são ideais para visitar.
- Nordeste: Agosto é uma ótima época para conhecer os Lençóis Maranhenses e a região de Porto Seguro, incluindo Trancoso e Arraial d’Ajuda, onde o clima já está quente e seco.
- Centro-Oeste: A seca predomina, o que torna destinos como Bonito e a Chapada dos Veadeiros perfeitos para quem quer evitar a chuva e aproveitar o sol.
Na América do Sul:
- Destinos como Bariloche e Ushuaia são ideais para quem quer aproveitar a neve.
No Hemisfério Norte:
Europa: O verão europeu está no auge, com praias lotadas e preços mais altos devido à alta demanda. É a época perfeita para quem busca badalação e festas.
Estados Unidos: Cidades como São Francisco, Alasca e Chicago estão vibrantes nesta época do ano.
Lugares para viajar em agosto no Brasil
1 – Fernando de Noronha, Pernambuco
Fernando de Noronha é um paraíso em qualquer época do ano. Ideal para admirar algumas das mais belas praias do Brasil, entrar em contato com a natureza e relaxar. As praias da ilha são famosas por suas belezas naturais, rica vida marinha e ótimas ondas para surf em determinados meses do ano. Em agosto e setembro, no entanto, o mar tende a ficar bem mais calmo, perfeito para quem prefere praias tranquilas e relaxantes. O mergulho nessa época também proporciona excelente visibilidade, tornando esses meses ideais para uma viagem a Noronha.
Clique aqui e confira as opções de hospedagem.
2 – Gramado, Rio Grande do Sul
Gramado é um dos destinos mais desejados pelos brasileiros, oferecendo atrações para todas as idades e gostos. A cidade é ideal para visitar durante o ano inteiro, especialmente no inverno. Em agosto, Gramado é uma ótima escolha, já que o período sem férias escolares deixa a cidade mais tranquila, com hotéis a preços mais acessíveis do que em julho.
Gramado é perfeito para fugir do ritmo acelerado das grandes cidades. Desfrute das belas paisagens e do frio saboreando um delicioso fondue. Saiba mais sobre a cidade no nosso Guia de Gramado e confira os melhores hotéis em Gramado.
Clique aqui e confira as opções de hospedagem.
3 – Manaus, Amazonas
Conhecer Manaus é se deslumbrar com as maravilhas de uma região única, onde a natureza reina soberana. Famosa pela biodiversidade da Floresta Amazônica, com rios cheios de peixes e florestas habitadas por animais exóticos, a capital manauara oferece aprendizado, cenários surpreendentes e sabores espetaculares. A cidade é um exemplo vivo da diversidade do nosso país, com uma gastronomia excelente, atrações culturais e muitas oportunidades para contato com a natureza. Entre junho e novembro, ocorre a estação seca na região, quando o nível dos rios baixa e surgem praias de água doce.
Clique aqui e confira as opções de hospedagem.
4 – Campos do Jordão, São Paulo
Acolhedora e refinada, Campos do Jordão é uma cidade com linda arquitetura, excelente infraestrutura, paisagens naturais deslumbrantes e ótimas opções de passeio. É um destino ideal para estar em contato com a natureza e relaxar. Agosto é um ótimo mês para visitar, com a cidade a pleno vapor, especialmente nos fins de semana, mas sem a agitação das férias de julho e com preços mais acessíveis em hotéis, pousadas e restaurantes. É também em agosto que ocorre o Festival da Cerejeira em Flor. Para quem deseja apreciar um bom vinho e saborear um fondue, Campos do Jordão oferece excelentes opções de restaurantes.
Clique aqui e confira as opções de hospedagem.
5 – Arraial d’Ajuda, Bahia
O tranquilo distrito de Arraial d’Ajuda, em Porto Seguro, é repleto de charme e a alegre hospitalidade baiana. É um destino perfeito para escapar do inverno, aproveitar o mar e descansar. Suas águas não são geladas nessa época do ano e as praias estão menos movimentadas, proporcionando tranquilidade para suas férias. Em agosto, Arraial d’Ajuda está ainda mais sossegado do que no verão, com preços atrativos e dias ensolarados promissores!
Clique aqui e confira as opções de hospedagem.
6 – Trancoso, Bahia
Vizinha de Porto Seguro e Arraial d’Ajuda, Trancoso se tornou um destino muito badalado e exclusivo nos últimos anos. Embora não seja um local econômico, especialmente no verão, em agosto você pode encontrar dias tranquilos à beira-mar e preços mais acessíveis. Trancoso é um lugar incrível para quem busca um destino simples, mas com muito charme e praias maravilhosas!
Clique aqui e confira as opções de hospedagem.
7 – Chapada dos Veadeiros, Goiás
A Chapada dos Veadeiros é um destino irresistível para os amantes do ecoturismo. Localizada no interior de Goiás e abrangendo oito municípios, a região tem como principais bases de apoio para os turistas a cidade de Alto Paraíso de Goiás, a Vila de São Jorge e Cavalcante. Grande parte das atrações está concentrada nessas localidades, incluindo o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros e cachoeiras espetaculares, como a Cachoeira Santa Bárbara, famosa por suas águas em tons de azul Caribe. Você encontrará inúmeras opções de banho nos dias em que estiver por lá.
Clique aqui e confira as opções de hospedagem.
8 – Chapada das Mesas, Maranhão
A Chapada das Mesas, situada no Sul do Maranhão, perto de Carolina, serve como base para explorar o Parque Nacional da Chapada das Mesas. A região abrange cerca de 160 mil hectares e oferece uma variedade de atrações, incluindo cachoeiras, cavernas, formações rochosas, cânions, trilhas, mirantes e, é claro, chapadas. É um destino ideal para quem busca contato com a natureza e aprecia a prática de trilhas.
Clique aqui e confira as opções de hospedagem.
9 – Jalapão, Tocantins
O Jalapão oferece paisagens deslumbrantes em uma vasta área preservada de 34 mil quilômetros quadrados, repleta de veredas, chapadões e, ao contrário do que pode parecer à primeira vista, abundante água. Prepare-se para o sol intenso, mas tenha a certeza de que sempre encontrará um fervedouro ou um rio para refrescar-se durante sua jornada.
Clique aqui e confira as opções de hospedagem.
10 – Lençóis Maranhenses, Maranhão
A areia branca e fina traça um caminho paradisíaco pelos Lençóis Maranhenses, no Parque Nacional da região. As lagoas de água doce entre as dunas criam um cenário único no mundo, e é impossível não se emocionar ao chegar ao topo e contemplar a vastidão dos Lençóis Maranhenses. A cada nova lagoa que surge entre as dunas, a sensação de estar no paraíso se renova. E o melhor é saber que há centenas de lagoas, em tons de azul e verde, que certamente encantam todos os visitantes!
Clique aqui e confira as opções de hospedagem.
Lugares para viajar em agosto no exterior
11 – Algarve, Portugal
Situada ao sul de Portugal, a região do Algarve é um destino imperdível para as férias de verão europeu. Suas praias de tons esverdeados são conhecidas por suas diversas formações rochosas, além de impressionantes falésias e grutas que podem ser exploradas em passeios de barco. As praias, geralmente pequenas e cercadas por altos paredões, oferecem paisagens deslumbrantes. As cidades ao longo do litoral português possuem ótimos restaurantes e hotéis com excelente infraestrutura, tornando o Algarve um destino muito popular durante os meses mais quentes do ano.
Clique aqui e confira as opções de hospedagem.
12 – Vancouver, Canadá
Cercada pelo mar de um lado e por montanhas cobertas de florestas que se tornam brancas com a neve no inverno, Vancouver encanta seus visitantes com suas fotos deslumbrantes, fama e qualidade de vida. Antes mesmo de o avião pousar no Aeroporto Internacional de Vancouver, o segundo maior do país, muitos já se sentem atraídos pela cidade. Embora não seja a mais famosa do Canadá, Vancouver combina o ambiente urbano e a natureza de uma maneira única. O verão é o momento ideal para conhecer a cidade a todo vapor, com temperaturas muito agradáveis.
Clique aqui e confira as opções de hospedagem.
13 – Islândia
A Islândia é um país insular com cerca de 350 mil habitantes, que tem se destacado cada vez mais por suas paisagens exóticas e impressionantes. A melhor maneira de explorar as belezas selvagens do país é alugar um carro, fazer paradas em cidades e descobrir suas atrações, que incluem cachoeiras, formações rochosas únicas, geleiras, praias de “areia” preta, falésias, gêiseres e lagoas, além da oportunidade de admirar a aurora boreal.
Clique aqui e confira as opções de hospedagem.
14 – Alasca, Estados Unidos
Os meses de verão no hemisfério Norte são ideais para explorar o Alasca, o maior estado dos Estados Unidos. Seja viajando por terra firme ou fazendo cruzeiros, o Alasca oferece a oportunidade de descobrir paisagens deslumbrantes e observar animais selvagens em seu habitat natural. Entre as atividades populares na região estão a visita a geleiras e fiordes, a contemplação de montanhas, a exploração de parques nacionais, a observação de baleias, a aurora boreal e a prática de rafting.
Clique aqui e confira as opções de hospedagem.
15 – Curaçao
Curaçao é uma ilha caribenha colonizada pela Holanda, localizada a apenas 70 km da Venezuela e parte do Reino dos Países Baixos. Embora o holandês seja o idioma principal, o inglês, o espanhol e, principalmente, o papiamento (um dialeto que mistura várias línguas, incluindo o português) também são amplamente falados. Com uma população de apenas 150 mil habitantes e uma economia baseada na refinaria de petróleo e no turismo, Curaçao se destaca entre as ilhas caribenhas por seu clima agradável durante todo o ano e por estar fora da rota dos furacões.
Clique aqui e confira as opções de hospedagem.
16- Havaí, Estados Unidos
O Havaí, um arquipélago dos Estados Unidos, pode ser visitado durante todo o ano, mas em agosto as chuvas são menos frequentes, resultando em mais dias de sol. Esses dias ensolarados são perfeitos para explorar a região, que oferece uma variedade de passeios ao ar livre. Com paisagens exóticas e impressionantes, o arquipélago é ideal para amantes de surf, trilhas, relaxamento na praia, mergulho, exploração de vulcões ou descanso em um resort. A diversidade natural do Havaí é incrível, e sua cultura, distinta dos outros estados americanos, é um dos seus maiores atrativos.
Clique aqui e confira as opções de hospedagem.
17 – Ushuaia, Argentina
Já ouviu falar do “fim do mundo”? Embora muitas vezes associado a imagens temidas e desagradáveis nas lendas urbanas, Ushuaia, conhecida como a cidade do fim do mundo, é na verdade um lugar encantador, acolhedor e gelado. Localizada na Terra do Fogo, na Argentina, Ushuaia é a cidade mais austral do mundo e a mais próxima da península antártica.
Situada aos pés dos Andes e à beira do Canal Beagle, que separa Chile e Argentina, Ushuaia tem mais de 50 mil habitantes e foi fundada em 1884. A cidade cresceu inicialmente devido à construção de um presídio, destinado a abrigar prisioneiros e afirmar a presença argentina em terras tão remotas. Para quem gosta de esquiar, agosto é um ótimo mês para visitar Ushuaia e aproveitar a longa temporada de neve, uma das mais extensas da América do Sul. Saiba mais no nosso Guia de Ushuaia..
Clique aqui e confira as opções de hospedagem.
18 – Valle Nevado, Chile
O Valle Nevado Ski Resort é reconhecido como um dos melhores centros de esqui da América do Sul. Com 39 pistas distribuídas pela maior área esquiável do continente, o resort atende a esquiadores de todos os níveis, desde iniciantes até experientes. É fácil se apaixonar pelo esqui ou pelo snowboard ao ver crianças de três anos descendo as pistas com habilidade. Todos podem se divertir, então prepare-se para tentar!
Mesmo que esportes de inverno não sejam seu forte, uma visita ao Valle Nevado é imperdível. Localizado na deslumbrante Cordilheira dos Andes, o resort pode ser visitado em um bate-volta a partir de Santiago ou em uma estadia rápida de um, dois ou três dias. O tempo de permanência vai depender de quanto tempo você levará para se cansar da paisagem incrível que domina o Valle Nevado. Para aproveitar ao máximo, considere não ir embora no mesmo dia. O entardecer no Valle Nevado é um dos espetáculos mais belos do mundo e está a apenas 40 km de Santiago. Aproveite e faça uma visita!
Clique aqui e confira as opções de hospedagem.
19 – Miami, Estados Unidos
Miami é a cidade do sol, das praias de águas cristalinas, das compras, das baladas e, claro, dos brasileiros. É o destino ideal para descansar e se divertir, oferecendo uma variedade de atrações para diferentes tipos de visitantes. Como uma das principais portas de entrada dos brasileiros nos Estados Unidos, Miami é conhecida por sua alegria, excelentes restaurantes e hotéis para todos os orçamentos. O verão é a época perfeita para visitar a cidade, aproveitar suas praias, estender a viagem até Key West ou fazer um cruzeiro rápido para as Bahamas.
Clique aqui e confira as opções de hospedagem.
20 – Noruega
Fiordes, montanhas, florestas e a aurora boreal são algumas das atrações deste país escandinavo, que possui altos índices de qualidade de vida e já foi considerado o mais feliz do mundo. Durante o verão, o país entra em alta temporada, com maior movimento e a oportunidade de admirar o sol da meia-noite, um fenômeno natural onde os dias permanecem iluminados. Oslo, a capital, a cidade de Bergen e Tromsø são destinos imperdíveis para um roteiro pelo país, que, infelizmente, não é muito econômico.
Clique aqui e confira as opções de hospedagem.
21 – Portillo, Chile
A 164 km de Santiago, Portillo é uma estação de esqui renomada como uma das melhores do Chile. Situada a quase 3 mil metros de altitude e com uma vista deslumbrante para a Laguna del Inca, o local oferece um cenário de beleza incomparável. Embora muitos visitantes optem por um day tour em Ski Portillo, aqueles que buscam mais tranquilidade podem se hospedar no resort da estação, que oferece excelente infraestrutura e acolhimento. As pistas de esqui atendem a todos os níveis, com foco especial para esquiadores mais experientes. Confira todas as nossas dicas sobre neve no Chile!
Clique aqui e confira as opções de hospedagem.
22 – Chicago, Estados Unidos
Em Chicago — ou Chi-Town, como é conhecida pelos locais — a vida flui a um ritmo mais tranquilo. Embora seja a terceira cidade mais populosa dos Estados Unidos, com 2,7 milhões de habitantes, a Windy City consegue equilibrar a agitação de um grande centro urbano com a serenidade dos parques que margeiam o imenso lago. Situada no estado de Illinois, no centro-oeste dos Estados Unidos, Chicago surpreende e conquista rapidamente os visitantes.
Clique aqui e confira as opções de hospedagem.
23 – Bariloche, Argentina
Bariloche é uma cidade com cerca de 130 mil habitantes, localizada no norte da Patagônia Argentina, na região dos lagos andinos. Este destino é bastante popular entre os brasileiros, que muitas vezes aproveitam a viagem para vivenciar a experiência da neve pela primeira vez.
O sucesso de Bariloche não é por acaso. Seus lagos de águas cristalinas, cercados por morros verdes no verão e cobertos de neve no inverno, criam um visual único. A cidade oferece uma natureza privilegiada, excelente infraestrutura e uma ampla gama de passeios para explorar suas belezas. Além das paisagens naturais, Bariloche encanta com o charme da colonização alemã e austríaca, preços acessíveis e uma culinária excepcional. No inverno, a cidade atrai visitantes que desejam ver a neve e praticar esqui ou snowboard em estações como Cerro Catedral, Piedras Blancas e Cerro Bayo, localizado em Villa La Angostura, uma cidade vizinha deslumbrante. Confira mais detalhes no nosso Guia de Bariloche.
Clique aqui e confira as opções de hospedagem.
Se você busca um destino internacional, há dezenas de cidades maravilhosas para aproveitar durante todo o ano, entre elas Paris, Londres, Barcelona, Berlim, Florença, Lisboa e Bruges.
E você tem mais sugestão de lugares para viajar em agosto? Compartilhe com a gente nos comentários!