Carregando...
Sem categoria

Primeiro trem solar da América Latina vai conectar a Argentina a Cuzco

Vai ficar mais fácil conhecer algumas das paisagens deslumbrantes da América Latina. O primeiro trem solar turístico vai conectar a Argentina a Cusco.

Tren de la Quebrada está em construção desde 2018 e parte da província de Jujuy, na Argentina, famosa pela montanha colorida Cerro de los 7 Colores.

“Este é um grande desafio, porque estamos desenvolvendo uma nova tecnologia para o transporte ferroviário do futuro”, ressalta o engenheiro Pablo Rodríguez Messina

A obra deve demorar um pouco mais para ser concluída. Contudo, a primeira parte será entregue em agosto de 2019, unindo Volcán com Purmamarca e Maimará, ao longo de 20 quilômetros no norte da Argentina.

Modelo australiano do trem

Depois, os engenheiros trabalham duro para chegar ao solo boliviano para, na sequência, atingir Cusco. O destino final é nada menos que Machu Pichu. Este é o segundo trem solar do mundo. O primeiro está na Austrália.

Publicidade

“O trem solar seguirá a ferrovia Belgrano Cargas, que foi desativada há 25 anos na Trilha Inca e que foi a primeira rota comercial na América do Sul”, assinala Pablo.

A primeira ferrovia solar da América Latina comporta um vagão com capacidade para cerca de 240 passageiros, em uma velocidade de 30 quilômetros por hora. Dá pra tirar fotos e curtir o visual sem pressa.

Que tal passar de trem pela Cerro de los 7 Colores?

O trem funciona por meio de painéis fotovoltaicos acoplados no telhado. A propulsão acontece com energia solar e diesel hidráulico. A criação do modelo contou com a presença de profissionais envolvidos no projeto australiano.

Serão investidos ao todo 15 milhões de dólares. US$ 9 para a primeira etapa, mais US$ 6 para a segunda.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Favoritos