Carregando...
DicaInternacional

10 lugares incríveis que serviram de inspiração para animações da Disney e Pixar

Se você é fã das animações da Disney e Pixar, esse post é para você, com certeza! O Melhores Destinos fez uma seleção com 10 lugares incríveis que serviram de inspiração para animações da Disney e Pixar e eu resolvi compartilhar com vocês! Go!

A Nova onda do Imperador

A nova onda do imperador conta a história do jovem e arrogante Imperador Kuzco (pelo nome já dá pra saber em que lugar foi inspirado, né?). Ele é transformado em uma lhama por sua poderosa mentora Yzma. Após se perder na floresta, Kuzco precisa descobrir uma forma de voltar a ser humano e pegar o trono de volta. E para isso ele vai contar com a ajuda de Pacha, um humilde camponês. Juntos, os dois precisam encarar a bruxa Yzma antes de concluir sua jornada.

A animação, que foi lançada em 2000, foi inspirada na cultura peruana, tendo as ruínas de Machu Picchu como referência visual. A lhama, animal no qual se transforma o protagonista, é um mamífero muito comum naquela região da América do Sul.

O Rei Leão

Quem não teve a infância marcada por esse clássico da animação? O Rei Leão conta a história de Simba que, depois de traído e exilado de seu reino, precisa descobrir como crescer e retomar seu destino como herdeiro real nas planícies da savana africana.

O filme que ganhou um remake em 2019 foi inspirado nas savanas africanas, principalmente no Parque Nacional de Ambosel, no Quênia. Inclusive, com o The Lion King Safari, é possível fazer um passeio pelos parques nacionais do Quênia que inspiraram os criadores do filme.

Valente

Essa animação da Pixar de 2012 conta a história da princesa Merida que deve seguir os costumes do seu reino e tomar-se rainha ao lado do cavalheiro que conseguir a sua mão durante um torneio de arco e flecha. Porém ela está determinada a trilhar o seu próprio caminho e para isso precisa desafiar a tradição ancestral.

O filme tem como pano de fundo a história da Escócia, rica em lendas e batalhas épicas. Por causa da animação, a Disney Pixar e o VisitScotland (órgão oficial de turismo da Escócia) fecharam parceria. Essa foi a primeira vez que o estúdio trabalhou com o órgão de turismo de um país. Essa parceria trouxe o clima da animação para as tradicionais Highlands, onde é possível caminhar em belas florestas, passear a cavalo, praticar arco e flecha, ser o soberano em um castelo e explorar mitos e lendas.

Procurando Nemo

Como esquecer a célebre frase “P. Sherman, 42 – Wallaby Way, Sydney” encontrada nos óculos de mergulho e repetida à exaustão por Dory, a simpática peixinha esquecida de Procurando Nemo?

A animação se passa no fundo do mar da Austrália e conta a história do peixinho Nemo, que não dá bola para os conselhos de seu pai e é capturado por um mergulhador. Ele acaba indo parar no aquário de um consultório dentário, em Sydney. Enquanto Nemo tenta bolar um plano para escapar, seu pai cruza o oceano para resgatá-lo.

Além do colorido e da variedade da vida marinha, das aves que fazem parte do ecossistema da costa australiana, o filme também mostra as lindas paisagens da cidade de Sydney, como a icônica Sydney Opera House.

Carros

O carro de corrida Relâmpago McQueen viaja para a Califórnia para participar da Copa Pistão. Porém, no meio do caminho, ao cair do seu caminhão de transporte, acaba parando na pacata cidade chamada Radiator Springs. Aos poucos, ele faz amizade com os moradores da cidade, incluindo o simpático caminhão guincho Mate. Quando chega a hora de McQueen partir, o campeonato não tem mais tanta importância.

Essa é uma grande homenagem da Pixar aos famosos road movies de Hollywood. A região da fictícia e pacata cidade de Radiator Springs foi inspirada em trechos remotos da famosa Rota 66, rodovia construída na década de 1920, que cruza os Estados Unidos passando por 7 estados (Illinois, Missouri, Kansas, Oklahoma, Texas, Novo México, Arizona e Califórnia), num total de quase 4.000 Km.

Aladdin

Esse clássico das animações da Disney conta a história de um jovem humilde que encontra uma lâmpada mágica. Esse artefato guarda um gênio que pode lhe conceder desejos. O jovem, agora, anseia por conquistar a garota por quem se apaixonou. Entretanto, o que ele não sabe é que se trata de uma princesa que está para se noivar. Com a ajuda do gênio, ele tenta se passar por um príncipe tentando conquistar o amor da princesa e a confiança de seu pai, o rei.

Apesar do filme ser baseado em uma história árabe, o palácio do filme é inspirado no mais famoso monumento da Índia: o Taj Mahal, mausoléu que fica em Agra, cidade do estado de Uttar Pradesh. O monumento é uma das 7 Maravilhas do Mundo Moderno e foi classificado pela UNESCO como Patrimônio da Humanidade.

Ratatouille

Essa é uma das minhas animações favoritas da Pixar. Não só por ser um primor de roteiro e por sua belíssima trilha sonora (que ouço enquanto escrevo esse post), mas por se passar na cidade mais linda do planeta pra mim. Ah, Paris… Que saudade de você.

É na capital francesa que reside Remy, um roedor com um sofisticado paladar. Seu sonho é se tornar um chef de cozinha e se aventurar na arte culinária. O único problema é que ele é um rato. Quando se acha dentro de um dos restaurantes mais finos de Paris, Remy decide transformar seu sonho em realidade.

A animação fez tanto sucesso que se transformou em fenômeno turístico em Paris. Devido à procura, a prefeitura lançou um roteiro para os viajantes que quisessem seguir os passos do inusitado cozinheiro na Cidade Luz. O passeio conta com uma visita a parte dos 2,1 mil km de galerias subterrâneas da cidade, chamada de Museu dos Esgotos.

Up – Altas Aventuras

Carl Fredricksen é um senhor de 78 anos que vende balões. Ele está prestes a perder a própria casa. Após um incidente, Carl é considerado uma ameaça pública e forçado a ir para um asilo. Para evitar que isto aconteça, ele põe balões em sua casa, fazendo com que ela levante voo. Carl quer viajar para uma floresta na América do Sul, onde ele e Ellie, sua falecida esposa, sempre desejaram morar. Nessa viagem inesperada, o senhor Fredericksen conta com a companhia nada discreta de Russell, um garoto de 8 anos de idade.

A inspiração para o “Paraíso das Cachoeiras”, onde o protagonista e seu acidental companheiro de aventura vão parar é o Parque Nacional de Canaima. O maior destaque do parque é o Salto Ángel, a maior cachoeira do mundo, com quase de 1000 metros de altura. O local, praticamente intocado pela ação humana, fica bem próximo à fronteira com o Brasil, mas para acessar as quedas d’água do parque só mesmo usando pequenas aeronaves.

Enrolados

Essa animação da Disney lançada em 2011 conta a história do procurado bandido Flynn Rider, que se esconde em uma torre e, imediatamente, se torna prisioneiro de Rapunzel, que morava lá. Dona de cabelos mágicos que medem 21 metros de comprimento, ela estava trancada há anos e deseja muito a liberdade. Os dois entram num acordo, e, juntos, partem para uma aventura emocionante.

O reino de Enrolados teve sua inspiração visual no famoso Mont Saint Michel, a terceira atração turística mais visitada da França. Trata-se de uma Ilha rochosa na foz do Rio Couesnon, onde foi construída uma abadia dedicada ao arcanjo São Miguel. O local recebe mais de 3 milhões de visitantes por ano e figura desde 1979 na lista do Patrimônio Mundial da Unesco. O filme tem ainda um bônus: a referência ao famoso Festival das Lanternas Yi Peng de Chiang Mai, na Tailândia.

A Bela Adormecida

Esse clássico dos clássicos das animações da Disney, A Bela Adormecida, de 1959, conta da ciumenta e vingativa fada Malévola que lança um feitiço cruel sobre a princesa Aurora no dia em que ela nasceu. Aurora está condenada a cair em um sono profundo quando completar 16 anos de idade e, para despertar novamente, sua única salvação seria um beijo de seu verdadeiro amor. Agora resta ao príncipe Felipe enfrentar a fada Malévola e salvar a princesa.

O castelo da famosa animação foi inspirado no icônico Castelo de Neuschwanstein, construído no final do Século XIX, que fica perto de Munique, na Bavária, Alemanha. O lugar era um sonho de Ludwig II, conhecido como o rei louco da Bavária. Seu objetivo era cercar-se de beleza e se isolar do mundo. Para isso, ele contratou um cenógrafo, além se encarregar pessoalmente de todos os detalhes da construção. O nome, Neuschwanstein, significa “o novo cisne na pedra”. O animal era símbolo do reinado de Ludwig II.

Particularmente, esse é um dos lugares que sonho conhecer um dia, tanto pela beleza estonteante do castelo e seu entorno quanto de toda história envolvida em sua construção. Poder ver isso de pertinho deve ser incrível!

_____________

E aí, você já teve a oportunidade de visitar algum dos lugares citados na lista? Se você ainda não conhece os locais, vale a pena planejar uma visita. E se ainda não viu alguma das animações, vale separar um tempinho e assistir para se inspirar, sempre com aquele olhar de viajante!

Ficou faltando alguma animação que você gostaria de ter visto na lista? Faça seu comentário e participe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Favoritos