As 25 melhores cidades do mundo para visitar foram escolhidas pelos leitores da Travel + Leisure, uma das principais revistas de turismo internacional. Para chegar ao resultado, a 25ª edição do prêmio World’s Best Awards avaliou critérios como pontos turísticos, monumentos, cultura, culinária, simpatia da população local, compras e custos.
Diversidade é a principal característica dessa edição. O Top 25 inclui cidades bem diferentes entre si, espalhadas por todas as partes do globo. Roma, por exemplo, surge em 13º, logo atrás de Bangkok, em 12º. Algumas das cidades são conhecidas por suas ruínas antigas (Siem Reap, 16º), outras por arranha-céus reluzentes (Tóquio, 15º). Há desde metrópoles como Istambul (10º) até centros urbanos mais compactos, com Charleston (18º), na Carolina do Sul.
Infelizmente nenhuma cidade do Brasil aparece entre as melhores do mundo, mas garantimos duas posições entre as 10 melhores cidades da América Central e do Sul. Confira a lista completa:
25. Cracóvia, Polônia
Pontuação: 86,80
A cidade polonesa de Cracóvia tem sua história impressa em cada obra arquitetônica. Ao contrário de Varsóvia, que foi bastante destruída durante a Segunda Guerra, Cracóvia manteve-se bem preservada e, hoje em dia, além da fama turística, é conhecida como uma cidade de espírito jovial por sediar algumas excelentes universidades.
24. Mérida, México
Pontuação: 86,84
A charmosa cidade de Mérida, capital do estado de Yucatán, possui um dos maiores centros histórico do México, atrás apenas da capital mexicana. Embora seja toda murada e formada por quarteirões com casarões do século XIX, Mérida é uma cidade cosmopolita, oferecendo aos turistas ótimos restaurantes, galerias de arte, lojas de grife e museus, dentre outras atividades.
23. Sevilha, Espanha
Pontuação: 87,00
Visitar a sedutora Sevilha, na capital da região da Andaluzia, é como adentrar o passado. Um centro histórico cheio de história, construções imponentes como a catedral – a maior igreja gótica do mundo – o Real Alcázar de Sevilha, entre muitas outras atrações. Ah, acredita-se que o flamenco tenha nascido no bairro de Triana, portanto, aproveite para se jogar nesse universo de dança e muita cultura!
22. Nova Orleans, Estados Unidos
Pontuação: 87,03
Maior cidade da Luisiana, Nova Orleans é bem diferente do restante dos Estados Unidos. Devido à forte influência da cultura negra, francesa e até mesmo caribenha, o destino chama atenção pelas múltiplas culturas, expressas principalmente na culinária e na musicalidade. Berço do Jazz, Nova Orleans é famosa pelo festival Mardi Gras e pelos inúmeros bares que tocam o estilo musical.
21. Singapura
Pontuação: 87,05
Quente o ano inteiro, Singapura é uma cidade-estado muito desenvolvida. Tem ruas limpas e organizadas e possui um sistema de transporte muito eficiente. Entre as maiores atrações da cidade estão o parque Gardens by the Bay, que abriga duas enormes estufas que reproduzem climas de outras partes do mundo, e o hotel Marina Bay Sands, que muito mais do que um simples hotel se tornou um grande complexo de entretenimento, com shoppings, restaurantes e uma piscina incrível em sua cobertura.
[seguros_promo_shortcode theme=”card-large” ideal_para=”6″ ideal_para_lbl=”América do Norte” /]20. Porto, Portugal
Pontuação: 87,15
Ao Norte de Portugal, está o Porto, a segunda maior cidade e também uma das mais antigas do país. Situada à margem direita do Rio Douro, o destino encanta à primeira vista pela mistura do concreto das construções antigas com paisagens naturais de tirar o fôlego, história, gastronomia de primeira, atrações para todos os públicos e também pela receptividade com o turista.
Clique aqui e conheça a lista de documentos necessários para a sua viagem a Portugal!
19. Cusco, Peru
Pontuação: 87,24
Há quem enxergue Cusco apenas como ponte para conhecer Machu Picchu. Mas a verdade é que a cidade é o principal destino turístico do Peru e se orgulha por ter sido a capital do incrível império inca. Visitá-la é a certeza de encontrar uma fonte de história infindável e se encantar com as genialidades de um povo singular.
18. Charleston, Estados Unidos
Pontuação: 87,29
Com apenas 130.000 habitantes, a pequena cidade histórica de Charleston, na Carolina do Sul, tem construções centenárias bem preservadas, que contam a história da Guerra Civil Americana. É banhada pelo mar, o que rende dias de praia no verão, ou passeios de barco por suas ilhas. A cidade também é considerada um dos melhores lugares dos Estados Unidos para comer, com um cenário gastronômico vibrante.
17. Lisboa, Portugal
Pontuação: 87,34
Ah, Lisboa! Perder-se pelas ruas do Alfama ao som de um belo fado, subir até o Miradouro da Senhora do Monte e lá do alto apreciar uma vista de tirar o fôlego, caminhar sem pressa pela orla do Tejo, deliciar-se com uma bela posta de bacalhau e depois adoçar o paladar com o famoso pastel de Belém. Sim, poderíamos ficar aqui horas a fio apenas descrevendo as maravilhas da capital portuguesa.
Confira 45 dicas e pontos turísticos para a sua viagem a Portugal.
16. Siem Reap, Camboja
Pontuação: 87,38
Siem Reap é a porta de entrada o complexo de templos do Angkor Wat, maior monumento religioso do mundo e principal atração do Camboja. A cidade tem bons hotéis, restaurantes e infraestrutura que serve como base para turistas. Além disso, nas redondezas de Siem Reap é possível encontrar atrações como o museu das minas terrestres e as interessantes vilas flutuantes cambojanas.
[seguros_promo_shortcode theme=”card-large” ideal_para=”6″ ideal_para_lbl=”América do Norte” /]15. Tokyo, Japão
Pontuação: 87,67
Considerada uma das cidades mais vibrantes do mundo, Tokyo é uma capital fantástica, completa e com opções ilimitadas. Ela oferece uma imersão em valores diferentes e nos proporciona um choque cultural nos mais diversos âmbitos. A cidade é viva noite e dia, tem ótimos pontos turísticos, excelente gastronomia (já foi considerada a cidade com mais restaurantes nos Guias Michelin) e é simplesmente um paraíso para fazer compras.
14. Jaipur, Índia
Pontuação: 87,87
Parte do Triângulo Dourado, roteiro mais famoso da Índia, a cidade de Jaipur está localizada no icônico estado do Rajastão. Com paisagem desértica e fortes tradições, Jaipur foi a primeira cidade planejada da Índia e é conhecida como “A Cidade Rosa”, devido à cor característica de suas construções. O símbolo da cidade é o Hawa Mahal, edifício de arquitetura peculiar projetado para que as concubinas do rei pudessem olhar a cidade sem que ninguém as visse.
13. Roma, Itália
Pontuação: 87,90
Roma é daqueles destinos completos e que conquistam o coração do viajante logo de cara. Afinal, nada como andar por ruazinhas de paralelepípedo supercharmosas e dar de cara com belas praças, museus e monumentos que são verdadeiros patrimônios históricos. Sem contar com parques cheios de verde, gelaterias e cafés que servem sorvetes deliciosos, o verdadeiro cappuccino, restaurantes com cardápios repletos de opções de massas e vinhos.
Confira 40 dicas para uma viagem perfeita à capital da Itália.
12. Bangkok, Tailândia
Pontuação: 87,91
As possibilidades quase infinitas de diversão fazem de Bangkok, a capital da Tailândia, uma figura sempre presente nas listas de cidades mais visitadas do mundo. Com paisagens exóticas que mesclam templos sagrados, vida noturna agitada e um povo sempre sorridente, a cidade caiu no gosto dos viajantes que querem aproveitar um destino encantador sem ter que gastar muito para isso.
Confira nossas dicas de 20 coisas (quase de graça) para fazer em Bangkok.
11. Cidade do México
Pontuação: 87,95
Uma das maiores cidades do mundo, a Cidade do México não decepciona os turistas! É possível conhecer mais sobre a cultura asteca, visitar museus incríveis, curtir tudo da Frida Kahlo, experimentar sabores exóticos, gastar energia subindo algumas pirâmides e entrar fundo nas tradições mexicanas, sem se esquecer de levar várias delas para casa na mala, afinal, como resistir aos maravilhosos mercados? Vale até torcer fervorosamente por uma das estrelas da luta livre e dançar ao som dos Mariachis!
[seguros_promo_shortcode theme=”card-large” ideal_para=”6″ ideal_para_lbl=”América do Norte” /]10. Istambul, Turquia
Pontuação: 88,14
Apesar de não exercer a função de capital propriamente dita, Istambul é o centro econômico, histórico e cultural da Turquia. Museus como a Hagia Sofia, mesquitas como a Mesquita Azul, bazares como o Grande Bazar, bairros e ruas pra lá de interessantes são apenas algumas das diversas opções de entretenimento à disposição do visitante, que deve reservar ao menos quatro dias de estadia, se tem a intenção de explorar a cidade adequadamente.
9. Ubud, Indonésia
Pontuação: 88,16
O coração de Bali fica em Ubud. A cidade é rodeada de florestas e prova que a ilha mais famosa da Indonésia tem muito mais para oferecer do que suas praias. As atrações mais procuradas são o Ubud Palace, a Monkey Forest e o Ubud Market, repleto de produtos para comprar como recordação. Além disso, Ubud tem hotéis com ótima estrutura, bons restaurantes e lindos campos de arroz.
8. Luang Prabang, Laos
Pontuação: 88,17
A cidadezinha de Luang Prabang, aonorte do Laos, tem um charme peculiar, mistura da herança francesa com o jeitinho asiático. Aprecie o pôr do sol à beira do rio Mekong, enquanto cânticos dos templos budistas são ouvidos de longe. O azul-turquesa das cachoeiras Kuang Si fará você redefinir o seu conceito de “beleza estonteante”. Elefantes e pagodas douradas complementam a paisagem serena do local, até a chegada da noite, quando as ruas dão lugar a um colorido mercado noturno.
7. Udaipur, Índia
Pontuação: 88,49
Um dos destinos mais românticos da Índia, a cidade de Udaipur fica na região de Rajastão e é repleta de lagos e palácios com vistas incríveis. Conhecida como “a Veneza do Oriente”, Udaipur oferece passeios de barco, visita a templos e muitas oportunidades para fazer compras e experimentar a tradicional culinária indiana.
6. Kyoto, Japão
Pontuação: 88,77
Kyoto é a antiga capital e berço da cultura japonesa, conhecida como o “coração do Japão”. Localizada no sul do país, na ilha de Honshu, a cerca de 550 km de Tokyo, a cidade recebe mais de 50 milhões de turistas todos os anos e é um destino imperdível, com obras arquitetônicas, que são tesouros nacionais, e lindos jardins, que ficam ainda mais incríveis durante o início da primavera, marcada pela florada das cerejeiras.
[seguros_promo_shortcode theme=”card-large” ideal_para=”6″ ideal_para_lbl=”América do Norte” /]5. Florença, Itália
Pontuação: 89,21
Florença é, de fato, um museu a céu aberto… daqueles lugares que a gente tem vontade de guardar num potinho, de tão especiais. Monumentos grandiosos como o imponente Duomo, com seus mármores verdes, brancos e rosas, impressionam. A cúpula, vista de vários ângulos da cidade, está lá para mostrar que Florença é, sem dúvida, um dos destinos mais importantes e belos da Itália. Sem contar com a atmosfera de romance que paira sobre a cidade, que tem a Ponte Vecchio como cartão-postal e é rodeada pelos campos verdes da Toscana.
4. Chiang Mai, Tailândia
Pontuação: 89,62
Visitar Chiang Mai é descobrir que a Tailândia não se resume apenas às paradisíacas praias tailandesas. Ainda há muito mais para ver e fazer no país! Chiang Mai fica ao Norte do país, longe do mar e próxima às montanhas, encantando com seus templos imponentes, natureza preservada, atividades culturais e uma paz contagiante. Além, é claro, de ser famosa como “a capital dos nômades digitais“. Se quiser conhecer uma Tailândia mais autêntica, muito além do litoral, vale a pena visitar a cidade e ver o que de melhor ela tem a oferecer.
3. Hoi An, Vietnã
Pontuação: 90,52
Hoi An é sem dúvida a cidade mais charmosa do Vietnã, com um centro histórico bem preservado, elevado à posição de Patrimônio Mundial pela UNESCO. Além das centenas de alfaiatarias que produzem ternos de qualidade mundialmente reconhecida, a cidade também oferece à noite uma iluminação romântica, perfeita para jantares nos restaurantes à beira-rio. Separe pelo menos duas noites e não estranhe se quiser ficar mais!
2. San Miguel de Allende, México
Pontuação: 92,01
A cidadezinha de San Miguel de Allende, no México, é capaz de agradar os turistas mais exigentes. Suas charmosas ruas de pedra e casinhas coloniais coloridas já a fizeram conquistar o título de melhor cidade para visitar em 2017 e 2018. Tranquila e cercada por montanhas, é perfeita para explorar a pé e aproveitar a inúmera oferta de bares e opções gastronômicas.
1. Oaxaca, México
Pontuação: 93,54
Fechando a supremacia mexicana da lista, a cidade de Oaxaca foi eleita a melhor cidade para visitar no mundo! O centro histórico oferece construções coloniais e muito cultura, além da possibilidade de experimentar a típica comida oaxaqueña. Aproveite para visitar uma fábrica de Mezcal, bebida irmã da tequila, e conhecer as atrações ao redor da cidade, como as ruínas de Mitla, a piscina natural de Água El Hierve, o sítio arqueológico de Monte Albán e também a árvore mais larga do mundo.
[seguros_promo_shortcode theme=”card-large” ideal_para=”6″ ideal_para_lbl=”América do Norte” /]As 10 melhores cidades da América Central e do Sul
A maioria das cidades na lista estão na América do Sul, embora a vice-campeã Antígua, na Guatemala, seja o destaque da América Central. As capitais também se saíram bem, como Buenos Aires em 4º, Bogotá (6º), Lima (8º) e Quito (10º). Já o Brasil marcou presença com duas cidades, Rio de Janeiro e São Paulo. Confira:
- 1º Cusco, Peru (87,24)
- 2º Antígua, Guatemala (86,09)
- 3º Mendonza, Argentina (83,04)
- 4º Buenos Aires, Argentina (82,46)
- 5º Cartagena, Colômbia (82,45)
- 6º Bogotá, Colômbia (81,38)
- 7º Rio de Janeiro (81,14)
- 8º Lima, Peru (80,35)
- 9º São Paulo (80,00)
- 10º Quito, Equador (79,31)
E você, o que achou da lista? Deixe seu comentário!