Carregando...
Brasil

Mundo a Vapor Canela

E não é que eu voltei para o sul do Brasil? Dessa vez decidi conhecer dois dod destinos mais procurados do país, Canela e Gramado. A primeira parada foi em Canela, e eu decidi conhecer o tão famoso parque ou museu, Mundo a Vapor é o único do planeta que tem réplicas em miniatura de máquinas e fábricas a vapor em pleno funcionamento.

A fachada do parque reconstitui um famoso acidente de Montparnasse, que aconteceu em Paris, no anos de 1895, quando uma locomotiva desgovernada atravessou a parede e ficou pendurada. E é parada obrigatória para tirar aquela famosa foto que vemos por aí, eu tirei a minha também, é claro!

Dentro do parque os turistas são guiados por monitores muito bem treinados que dão uma aula completa de história e da revolução industrial. Durante o passeio eles demostram o funcionamento das máquinas que funcionam de verdade.

Entre as atrações do museu estão: Siderúrgica, olaria, serraria, fábrica de papel, serraria, usina hidrelétrica, usina eólica, moinho, fábrica de erva mate, entre outros…

As 3 atrações que mais chamam a atenção, são: A fundição e laminação de aço onde é usado estanho para a demonstração, fabricação de tijolos e telhas que tem em torno de 3 cm e a menor fábrica de papel do mundo onde se fabricam etiquetas como logotipo do parque.

O parque é todo coberto e o passeio dura cerca de 1 hora, depois das atrações a vapor, mostradas pelos monitores, o visitante fica livre para circular no parque o tempo que quiser e ainda pode desfrutar de um passeio de trenzinho que fica do lado externo do museu. Muito bacana né?

Uma volta ao mundo através das máquinas a vapor

Uma volta ao mundo diferente. Essa é a viagem que você irá fazer através das máquinas a vapor que transformaram a história. Passando pelos seis continentes, você descobrirá como cada país foi impactado pela força do vapor e o quanto ele ainda é importante até hoje.

Como surgiu a ideia do Mundo a Vapor?

Ele nasceu inspirado por uma história real. Isso mesmo, ela aconteceu aqui na cidade de Canela. Na década de 20, a oficina mecânica de Ernesto Urbani atendia as serrarias que eram movidas por grandes máquinas a vapor.

O trem que mudou a história

Toda a vida do pequeno vilarejo, então chamado Campestre Canella, girava em torno do trem, que partia da Capital, Porto Alegre, e seguia em direção a Serra levando mantimentos. Daqui ele levava a madeira que era extraída em grande quantidade. Anos depois é que um segundo vagão passou a transportar pessoas e com isso a relevância do trem se tornou ainda maior para o desenvolvimento de Canela e região.

Criatividade e talento

Era nesse cenário que viviam os três filhos de Ernesto Urbani. Herdeiros do seu talento, Omar, Benito e Hermes cresceram dentro da oficina que consertava os locomóveis. Apaixonados por máquinas a vapor, eles tinham a oficina do pai como um laboratório para a criatividade. Nas horas livres, aproveitavam as sucatas da oficina e criavam verdadeiras obras de arte: máquinas a vapor em miniatura. E o mais curioso e desafiador é que eles as faziam de modo que funcionassem perfeitamente, reproduzindo o processo industrial das grandes máquinas.

Um sonho que vira realidade

Anos se passaram e os filhos, já adultos, puderam então transformar o sonho de criança em realidade. Em 1991 o Parque Temático Mundo a Vapor foi inaugurado, apresentando a Canela um atrativo turístico inédito. A comunidade e os milhares de turistas que passam pela região a cada ano encontram aqui algo muito peculiar, máquinas a vapor únicas no mundo, pois foram produzidas artesanalmente pelos irmãos Urbani.

Essa é a verdadeira história do Mundo a Vapor, um parque temático idealizado por mentes inventivas e corações apaixonados. A energia do vapor que você encontra aqui é, na verdade, a energia movida por um ideal. O de presentear você com um parque cheio de vida, arte e movimento!

Via: Mundo a Vapor

Ingressos Mundo a Vapor – Preços e horários

Horário de funcionamento: Todos os dias, das 9h às 17h

Para consultar o valor dos ingressos acesse o site oficial do Mundo a Vapor.

Site: www.mundoavapor.com.br


Localização: Av. Dom Luiz Guanella, 1247 – RS 235 – Rod. Gramado / Canela

Você já esteve no Mundo a Vapor? Conta pra mim como foi a sua experiência aqui embaixo nos comentários!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Favoritos