Carregando...
DicaInternacional

Temporada de furacões no Caribe!

Viajar para o Caribe é o sonho de muita gente, eu mesmo tinha esse sonho e o realizei conhecendo Cancún, no México. Massssssss… tem um detalhe que muitos de nós desconhecemos e que merece a nossa atenção! Furacões!

A Temporada de furacões no Caribe é sempre tema de discussão e dúvida entre os viajantes. Muitos querem saber quais os meses com mais furacões, as áreas mais afetadas e se correm perigo ao passar férias no Caribe. Para esclarecer o assunto, o Melhores Destinos preparou um post super especial com a editora Camille Panzera, que já visitou várias vezes a região. Confira o post completo clicando aqui!

Sol o dia todo, mar com água cristalina e paisagens naturais de cair o queixo — isso é o que muitas pessoas esperam de uma viagem ao Caribe e é isso que a grande maioria realmente encontra.

A região tem diversas ilhas diferentes, cada uma com cultura própria, praias paradisíacas e pontos de mergulho maravilhosos. As promoções para o Caribe são frequentes no Melhores Destinos e milhares de pessoas já aproveitaram as dicas! Mas ao passo que surgem as promoções, surgem também as dúvidas sobre a melhor época para viajar ao Caribe e evitar a temporada de furacões. Por isso, antes de comprar a sua passagem, não deixe de ler o post publicado pelo Melhores Destinos.

Mapa do Caribe

A temporada de de furacões no Caribe, oficialmente, ocorre entre 1 de Junho a 30 de Novembro com mais intensidade entre Agosto e Outubro, mas existem possibilidades deles ocorrerem em qualquer época do ano.

Segundo o site Hurricanes City, as seguintes cidades e ilhas abaixo foram as mais atingidas apenas por furacões entre 1871 e 2018 – quando consideradas as tempestades tropicais, o número aumenta consideravelmente. Perceba como o arquipélago de Bahamas e cidades do estado norte-americano da Flórida são bem atingidos ao longo dos anos. 

Os números indicam a quantidade de furacões que atingiram as cidades desde 1871.

  • Great Abaco Island – Bahamas (atingida 40 vezes)
  • Grand Bahama Island, Bahamas (atingida 37 vezes)
  • Bermuda (atingida 37 vezes)
  • Cape Hatteras, Carolina do Norte – EUA (atingida 36 vezes)
  • Eleuthera, Bahamas (atingida 34 vezes )
  • Bimini, Bahamas (atingida 33 vezes)
  • Andros, Bahamas (atingira 31 vezes) 
  • Miami, Flórida – EUA – (atingida 31 vezes)
  • Cat Island, Bahamas (atingida 30 vezes)
  • San Salvador, Bahamas (atingida 29 vezes)
  • Delrey, Florida – EUA (atingida 29 vezes)
  • Homestead, Flórida – EUA (atingida 29 vezes)

Veja aqui a lista de cidades mais atingidas por furacões e tempestades tropicais

Os lugares menos atingidos por furacões são as ilhas na porção Sul do Caribe. Entre os locais raramente afetados por furacões estão ArubaCuraçao, Bonaire, San Andrés (Colômbia), o caribe panamenho de Bocas del ToroSan Blas, Grenada, Trinidad e Tobago e a costa de países como Venezuela e Colômbia. As ilhas no Oeste do Caribe também tendem a ser menos afetadas do que as ilhas no lado leste. furacoes no caribe - cancun

Viajar ou não para o Caribe na época de furacões?

Os riscos de sofrer com furacões existe, mas são muito pequenos mesmo nos meses de maior atividade e não há necessidade de cancelar uma viagem nessa época. Ainda assim, é recomendável ficar atento a notícias na internet e noticiários locais durante a viagem, além de fazer um seguro de viagem que lhe dê suporte em caso de necessidade.

Fazer um seguro viagem é um cuidado que vale a pena fazer não apenas pensando em furacões, mas qualquer outra eventualidade que possa afetar sua viagem, em qualquer destino!

Caso haja a chance real de alguma atingir o lugar em que você está passando as férias, são emitidos alertas para preparar a população, preparar as residências, hotéis e evacuar cidades, caso preciso. A cada ano as temporadas de furacões são diferentes e nada impede que sua viagem ao Caribe nessa época seja linda e cheia de dias ensolarados!furacao no caribe

Cancún – México


Para mais informações, sugerimos a visita ao site da National Hurricane Center, parte do National Oceanic and Atmospheric Administration dos EUA, que pesquisa a respeito de tempestades tropicais e furacões.

Na Wikipedia também há uma ótima página com informações sobre as temporadas de furacões detalhadas ano a ano.

E você, tem mais dicas sobre a temporada de furacões no Caribe?

Seguro Viagem: América do Norte
CORIS 60 USA BASIC +COVID19 CORIS 60 USA BASIC +COVID19 Assistência médica USD 60.000 Bagagem extraviada USD 1.000 R$ 45/dia*
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Favoritos